quinta-feira, 15 de novembro de 2012

QUANTO MAIS FORTE O ESPIRITISMO, MAIS SE VALORIZA O CRISTIANISMO

                                                                       José Reis Chaves.

  Pelo título desta matéria, quem não conhece a doutrina dos espíritos, vai pensar e com razão assim: Como esse cara pode dizer um absurdo deste!
    O que importa mais nas duas doutrinas é a moral. E a moral é a mesma para as duas, isto é, a do evangelho do excelso Mestre, das cartas e do Livro de Atos dos Apóstolos, em síntese, a contida no Novo Testamento. A parte doutrinária criada pelos teólogos é secundária e polêmica entre os cristãos e até os divide. E, com o devido respeito aos dogmas, eles não são baseados no Novo Testamento, mas nas conclusões das elucubrações dos teólogos, o que nos lembra do ensino de Jesus: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou,será arrancada.” (Mateus 15:13).
   O espiritismo é ciência, filosofia e religião. Como religião, ele o é apenas no sentido da moral do Novo Testamento, não tendo rituais, sacerdotes e hierarquias. E ele é também ciência experimental e não só teórica e religiosa. Realmente, os fenômenos mediúnicos foram e são estudados à saciedade por cientistas renomados, inclusive de Prêmio Nobel, e que confirmaram a sua realidade científica.Ademais, Kardec pregou a fé raciocinada. E ainda disse que, no futuro, se houvesse alguma contradição entre um ensino da codificação espírita e a ciência, que os espíritas seguissem a ciência. O espiritismo, pois, não tem nada a temer com o avanço da ciência. E até hoje, com mais de século e meio de existência, não se encontrou nele nada que não tenha o respaldo da ciência, pelo contrário, ela vem descobrindo verdades que o espiritismo, com sua gigantesca literatura, já as vem divulgando muito antes dela. Não é, pois, por acaso, que a doutrina dos espíritos é tida pelos que a conhecem como o Consolador prometido pelo Nazareno.
  Três questões são fundamentais no cristianismo: Deus, a imortalidade do espírito e o contato com eles. Deus é Pai dos espíritos. (Hebreus 12:9). Para os espíritas é também a Inteligência Suprema e causa primeira de todas as coisas, o que confere com o único Ser Incontingente de são Tomás de Aquino. Dispensam-se provas da existência de Deus. O cristianismo fala muito na imortalidade do espírito. O espiritismo faz experiências científicas sobre essa verdade bíblica e cristã da existência e imortalidade dos espíritos. É que pesquisando nessa área da existência e imortalidade dos espíritos, o espiritismo, com seus contatos com eles, dá-nos dessa verdade bíblica, cristã,católica e espírita provas cabais e inquestionáveis, pois esses contatos são fundamentados em estudos sérios de vários segmentos científicos. E sobre esse contato com os espíritos, lembremo-nos da doutrina católica da Comunhão dos Santos, que diz que os espíritos bons do além podem nos ajudar, e que nós daqui do mundo físico, da Igreja Militante, podemos ajudar também, com preces e missas, os de lá do além. Mais exemplos desses contatos vão ficar para uma matéria posterior.
    Com o espiritismo, terminaram a incompatibilidade e a ojeriza que existiam,outrora, entre a ciência e o cristianismo!
1-Parabéns ao padre José Cândido por ter ganho o Concurso de Hinos da CNBB, para a Jornada Mundial da Juventude,em 2013, no Rio.
2- Recomendo “Ética em Diálogo”, um livro do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, Ed. Paulinas.
3- XV Encontro para Estudo da Ciência Espírita de Poços de Caldas (MG), de 23 a 25-11-2012. Esperadas 2.000 pessoas. Contato: Sônia Sarti: shambala@matrix.com.br.


Nenhum comentário: