terça-feira, 26 de agosto de 2008

POPATAMPATAIO!

Esta é hilária, com o perdão de usar o termo, que é o nome da mãezinha de um grande amigo e compadre, José Maria Raspanti.
Hoje ouvi de uma pessoa a expressão do título. Olha, há muito não me espantava tanto com uma coisa tão corriqueira nos meios interioranos.
Na repetição da novela da tarde, que durante a prosa ouvi de soslaio, a personagem disse ao interloculor que " a pessoa procurada estava na vila próxima, mas que 'dois palito' estava de volta".
- Sensacional! eu disse. Não ouço isso há muito tempo.
Exclamei com a convicção de que era algo muito divertido que não ouvia ser dito assim, numa narração em prosa, de forma tão natural!
Dois palito é coisa antiga, de roça mesmo, que significa que a pessoa volta logo, bem depressinha.
Ao terminar de me deleitar com o termo, a pessoa que me acompanhava na prosa original, rindo-se de minha descontração com o ocorrido, lembrou-se de outro tema muito engraçado. Disse:
- Popatampataio.
- O quê?
- Não se lembra disso? Os antigos pediam na farmácia, para curar ferimentos: - Moço, tem popatampataio?
- Que isso! Não me lembro dessa pérola.
- Era o nome "genérico", mais conhecido pelo povão, de um pozinho abençoado que fechava ferimentos mais resistentes. Anasceptil Pó. É penicilina em pó.
Que beleza! Foi um aprendizado importante e divertido! Adorei saber que existia um popatampataio.
Eu que me esfolei muito, que joguei muita bola no campinho do Elpídio, que brincava e me machucava entre as máquinas da serraria dele, que passava longas tardes nos quintais infindáveis do João Toninho, que me ralava todo em artes e molecagens, nunca usei popatampataio.
Puxa, o que eu não perdi de experimentar nessa vida...

Nenhum comentário: